terça-feira, 29 de setembro de 2009

Da cama para o futon

Da cama para o futón, poderia muito bem ser um titulo de um livro, mas não é; é um capitulo da minha vida que ainda não sei quando vai terminar.

Faz dois anos e dois meses que não sei o que é uma cama, a última vez foi em Lisboa na noite anterior á partida para o Japão. Que saudades!!! uma cama macia... tenho a impressão que até era capaz de dormir num colchão já moldado pelos anos.

Um futón (布団, futon) é um tipo de colchão usado na cama tradicional japonesa. Os futons japoneses são baixos, com cerca de 5 cm de altura e têm no interior algodão ou material sintético. Vendem-se conjuntos no Japão que incluem o colchão (shikibuton), o edredão (kakebuton) e a almofada (makura). Estas almofadas enchem-se com feijão verde, trigo negro ou peças de plástico (wikipedia).

Pois é!!! é precisamente numa coisa dessas que durmo. Poderia até ter uma cama, mas as casas aqui são pequenas e não se prestam a esse tipo de coisas. Quando vem alguém a casa, transforma-mos o quarto em sala, é só dobrar os futóns e já está. mas que saudades!!! No outro dia falando com os meus filhos pela net, disse-lhes que eu dormia no chão, logo exclamaram "Fixe!!!"; fixe o c........... , pensei eu, não são eles (mas se bem me lembro, quando era criança, também adorava dormir no chão, mal sabia eu!) que dormem no chão.

Mas existe sempre um lado bom, a minha postura melhorou significativamente, é verdade... mas que saudades tenho de uma boa cama!!!

Bem, paga-se o mal que sabe pelo bem que faz.

domingo, 27 de setembro de 2009

1-0


O Sporting perdeu, Graças a Deus que estou bem longe. Fui poupado ao sofrimento de ver uma equipa ser cilindrada por um dos eternos rivais. Leão por onde andas? Tá-se mesmo a ver que vai ser mais um ano igual a tantos outros; é uma questão de hábito! Uma das coisas boas que o Japão me faz sentir, é não ter que lidar com os comentários e os olhares misericordiosos dos amigos após estes jogos. Assim, o Sporting perde e ninguém me chateia. Cada vez mais gosto deste país e como lhe sou grato... é nestas alturas que vale a pena estar longe, seja pelo que não vi e pelo o que não ouvi.

Eleições II




Para quem ainda esteja indeciso, consulte o seu posicionamento!!!!! gostei desta ferramenta basta seguir o link BÚSSOLA ELEITORAL

Eleições

Hoje é dia de eleições mas não vou votar. Votar é um exercício de cidadania, entendo que não votar também o é. Não é o meu caso, estou no Japão!!! Poderia exercer esse acto mas também não estou inscrito no consulado. Por um lado sinto uma certa frustração por não participar mais activamente na vida do meu país mas por outro o sabor de também não o fazer representa em mim uma sensação de liberdade e de distanciamento que nunca tinha experimentado. A vida é feita destas contradições e é assim que é deliciosa.

Sayonara

sábado, 26 de setembro de 2009

Inicio

Iniciei hoje uma nova experiência... sou bloguista (não confundir com bloquista, hehehehe)!!!!!