terça-feira, 29 de setembro de 2009

Da cama para o futon

Da cama para o futón, poderia muito bem ser um titulo de um livro, mas não é; é um capitulo da minha vida que ainda não sei quando vai terminar.

Faz dois anos e dois meses que não sei o que é uma cama, a última vez foi em Lisboa na noite anterior á partida para o Japão. Que saudades!!! uma cama macia... tenho a impressão que até era capaz de dormir num colchão já moldado pelos anos.

Um futón (布団, futon) é um tipo de colchão usado na cama tradicional japonesa. Os futons japoneses são baixos, com cerca de 5 cm de altura e têm no interior algodão ou material sintético. Vendem-se conjuntos no Japão que incluem o colchão (shikibuton), o edredão (kakebuton) e a almofada (makura). Estas almofadas enchem-se com feijão verde, trigo negro ou peças de plástico (wikipedia).

Pois é!!! é precisamente numa coisa dessas que durmo. Poderia até ter uma cama, mas as casas aqui são pequenas e não se prestam a esse tipo de coisas. Quando vem alguém a casa, transforma-mos o quarto em sala, é só dobrar os futóns e já está. mas que saudades!!! No outro dia falando com os meus filhos pela net, disse-lhes que eu dormia no chão, logo exclamaram "Fixe!!!"; fixe o c........... , pensei eu, não são eles (mas se bem me lembro, quando era criança, também adorava dormir no chão, mal sabia eu!) que dormem no chão.

Mas existe sempre um lado bom, a minha postura melhorou significativamente, é verdade... mas que saudades tenho de uma boa cama!!!

Bem, paga-se o mal que sabe pelo bem que faz.

4 comentários:

  1. Sempre ouvi dizer que dormir no chão faz bem à coluna e melhora a postura.
    Pelos vistos isso tem algum fundamento, tendo em conta o que disseste...

    ResponderEliminar
  2. As noites dormidas no Zimbral com os calhaus da ribeira por colchão proporcionam-te uma vantagem adicional, não te queixes!!!

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida. nem imaginei que me estava preparando!!!

    ResponderEliminar
  4. Estava a navegar pela net e vim aqui parar.
    Sou um grande fã da cultura japonesa e sempre me perguntei como e que era possível ter uma noite de sono confortável numa cama com esta.Eu nunca vi nenhuma ao vivo mas por aquilo que se vê nas imagens e quase como dormir por cima de um tapete (pois esse tipo de cama aparenta não ter grande espessura)

    ResponderEliminar