segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sushi e Carapaus Fritos

Pois é, compramos um sushi (quase 1 kg) de fazer inveja a qualquer apreciador desta iguaria gastronómica. Para não haver dúvidas tive o cuidado de documentar o respectivo na minha máquina fotográfica.



O sushi (em japonês: 鮨, 鮓 ou 寿司) é um prato da culinária japonesa que possui origem numa antiga técnica de conservação da carne de peixe em arroz avinagrado. O sushi, da forma em que é conhecido atualmente, tem cerca de 200 anos; inicialmente, era vendido em barracas, como comida de rua, numa espécie de "fast food".
O sushi tradicionalmente é feito com arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, ao qual é combinado com algum tipo de peixe ou frutos do mar, ou ainda vegetais, frutas ou até mesmo ovo. A tradição japonesa é de servi-lo acompanhado de wasabi e shoyu (molho de soja) (Fonte: Wikipédia).


Sei que hoje em dia está muita na "moda" em Portugal, não duvido que realmente haja um número significativo de apreciadores mas creio que uma grande parte das pessoas que o consomem é mais por uma questão social (fica bem dizer ao amigo que comeu sushi); digo isto, sem querer menosprezar os paladares dos meus conterrâneos, mas convenhamos, não existe hoje festa "social" (?) onde o sushi não seja o prato principal. Eu até gosto de sushi, eu até como sushi, mas... não é o "fim do mundo", não é aquele famoso "tcham". Eu conto-vos, a minha mulher, quase que habitualmente aos domingos faz uns carapaus fritos com arroz de tomate, esses sim, eu tiro o chapéu; eu sei, não é socialmente tão aceite, se calhar não devia ter falado neles, sou um pimba culinário, mas já dizia o Rodrigo "Coentros e rabanetes não vão á mesa do rei". Não sei, mas tenho a sensação que este domingo não foi o mesmo pela falta deles, os respectivos carapaus com arroz de tomate. Será que a minha mulher vai atender ao meu pedido para não se mudar o cardápio ao Domingo? Será que fica mal dizer aos meu amigos que comi ontem uns carapauzinhos fritos com arroz de tomate? Ao fim cabo, ambos pratos são confeccionados com arroz e peixe; uma questão de gostos, direi eu!

4 comentários:

  1. E peixe é um alimento tão saudável! Acho que eu me daria bem no Japão. A não ser pela falta do feijão! LOL

    ResponderEliminar
  2. Já provei sushi, mas não dispenso os carapaus fritos. ;)

    ResponderEliminar
  3. Oi, Paulo!

    Li este artigo e me lembrei de você. Dê uma olhadinha, é sobre o Japão:

    http://www.hcgbrasil.com.br/2009/10/off-o-japao-esta-morrendo/

    ResponderEliminar